Integração ERP

Benefícios e Desafios:

O avanço tecnológico tem acelerado também a inovação nas empresas. A corporação que preza por melhorias nos processos internos adota ferramentas que facilitem e otimizem a rotina. Nesse sentido, quando elas possibilitam uma boa integração com ERP contribuem para a potencialização das operações da empresa.

Quero falar com um especialista

Com os sistemas integrados as informações são muito mais fáceis de acessar e processar.

Em uma empresa os profissionais fazem parte de um time, onde a integração melhora a performance final. Isso também ocorre com as tecnologias que você usa no seu negócio.

O ERP, é um software que permite realizar diversas tarefas de forma mais facilitada e impacta também as operações de criação, modificação, geração e distribuição de relatórios. Isso afeta diretamente na capacidade de manter os setores sincronizados, o que beneficia a troca de informações que ocorrem dentro da empresa.

Outro benefício proporcionado pela integração de sistemas é a melhoria da visibilidade do desempenho do negócio. Se antes, a tarefa de extrair e entender os dados era complicada, com os sistemas integrados as informações são muito mais fáceis de acessar e processar.

Redução de erros no seu negócio!

O uso da tecnologia garante uma menor taxa de erros nas empresas. Com a integração do ERP, as falhas podem ser identificadas com maior velocidade, reduzindo o número de erros nas negociações e decisões. Com isso, os lucros aumentam e os gastos desnecessários diminuem.

Desafios na Integração!

O problema é que integrar o ERP, que é um software mais amplo, com as ferramentas mais específicas de cada setor parece ser um desafio, mas será que isso é verdade?

Embora eles sejam capazes de auxiliar na gestão e unificação de informações e dados em todos os setores da empresa, é preciso lembrar que eles foram desenvolvidos por pessoas que não conhecem os detalhes operacionais de áreas específicas de uma empresa.

Sucesso na Implementação!

E é aí que muitos profissionais acabam cometendo um erro gravíssimo: utilizando métodos arcaicos para suprir essa falta de especificidade dos ERPS. Um exemplo disso é a “integração” dessas ferramentas com as tabelas de Excel para gerir por exemplo ordens de serviço de manutenção de ativos e dados de estoque e manufatura.

Para ser implementada com sucesso, a integração também precisa superar desafios de ordem organizacional. Muitas vezes, para efetivar a conexão entre dois sistemas muito distintos, é preciso realizar mudanças significativas na forma de trabalho por parte da equipe.

Veja abaixo os principais tipos de Integração de sistemas:

Integração banco a banco


Essa integração pode ocorrer com os bancos somente ou com ferramenta ETL. No primeiro caso são feitas mudanças diretamente nas estruturas dos bancos de dados de cada aplicação, dando a eles a possibilidade de se comunicarem diretamente e de as aplicações acessarem bancos de outros sistemas, além de seus próprios. Daí a importância de ter cuidados com permissões dadas para aplicações e bancos terem acesso uns aos dados dos outros.



Integração via compartilhamento de dados eletrônicos

Nesta variante, os dados utilizados são exportados de um sistema para outro. O processo inverso (de importação) também pode ser realizado. Independentemente de o processo ser automatizado, o sucesso da estratégia depende de boa uma gestão do mecanismo de integração.


  Integração por meio de API


Aqui, os conjuntos de dados desejados transitam de um sistema ao outro em tempo real. Por oferecer essa troca concomitante, a integração através da API tende a ser uma das mais indicadas. Ela garante maior velocidade no tráfego de dados, além de uma comunicação direta. Afinal, esta modalidade de integração dispensa processos intermediários, mesmo que sejam efetuados por um determinado sistema.


Fazer a escolha certa nem sempre é difícil.

Na NewTech conhecemos como ninguém os custos e a dor de cabeça causados pelas integrações de software nas empresas. Nosso time é composto por especialistas que poderão ajudar você e a sua empresa à otimizar seus negócios.

Assim você aumenta a eficiência operacional do seu negócio e pode focar naquilo que é mais importante: a sua estratégia de crescimento!

Seus dados estão protegidos conosco.

Sua empresa já está usando um sistema ERP?

Quer ter acesso a mais dicas relevantes, aproveite para seguir nossas páginas!